Dicas do WebDesigner

 
"Hoje, no mundo offline, vendedores busca compradores, ao passo que no mundo online é ao contrário: consumidores buscam vendedores"
 
-

Web Designer vs. Desenvolvedor Web: Você conhece as diferenças?

Web Design x Desenvolvimento Web

Quando um site está em construção, dois elementos diferentes estão envolvidos e cada um requer uma habilidade diferente para completar seu papel na conclusão do site. Compreender a importância da originalidade tanto na aparência quanto no conteúdo, os elemento artístico, que inclui a criação de uma paleta de cores, o tipo de letra e gráficos, que funciona dentro das restrições do navegador web, isso fica para o profissional de web designer. O designer irá construir a arquitetura de informações do site, bem como a navegação. Tudo o que é visual é a responsabilidade do designer, e criar um site atraente que promova a sua marca e produto é o objetivo final. Os elementos técnicos e analíticos do site são da responsabilidade do desenvolvedor web. Ele ou ela escreve códigos que permitem que as várias partes do site funcionam sem problemas. E na sociedade altamente móvel de hoje, é essencial ter um site que funciona em todas as plataformas. Seus clientes usam seus computadores, tablets e telefones para acessar e interagir com seu site, bem como para fazer compras e outras coisas do tipo. Essas funções caem na fase de desenvolvimento do seu site. De acordo com a Rasmussen College, tanto o design como o desenvolvimento são necessários para a construção de um site atraente e totalmente funcional.

Especificações de Web Design


O foco principal do Web Designer é criar um site original que fornece navegação simples para o consumidor e uma paleta de cores que complementa o logotipo da empresa. O web designer cria um layout direto que fornece uma colocação flexível de gráficos, opções de compra fáceis e uma experiência visual convidativa. Designers precisam considerar as necessidades dos clientes da empresa e traduzi-las em uma experiência positiva. A criação de conteúdo pode incluir páginas para perguntas frequentes (FAQs), fatos da empresa, descrições de produtos, artigos de blog, imagens, gráficos, vídeos e informações de compras. O objetivo de cada página do site é construir sobre a sua marca a fidelidade do cliente, proporcionando uma oportunidade para a venda/serviço, incorporando pistas direcionais, incluindo lotes de espaço em branco e carregando páginas e gráficos rapidamente.

Especificações de Desenvolvimento Web


O desenvolvedor web escreve o código que reúne todas as peças do projeto e as faz funcionar de forma suave. Isso permite que o visitante do site se mova sem esforço entre páginas e links. Os desenvolvedores devem ser proficientes em várias linguagens de codificação, incluindo Hypertext Markup Language (HTML), Java, JavaScript, Hypertext Preprocessor (PHP), Cascading Style Sheets (CSS) e jQuery. Essas linguagens de codificação fornecem ao desenvolvedor as ferramentas de que ele ou ela precisam para que as ações nos bastidores funcionem corretamente. Páginas de contato, listas de discussão, carrinhos de compras, caixas de bate-papo e janelas pop-up dependem da codificação qualificada do desenvolvedor. O desenvolvedor também trabalha para fornecer a melhor experiência no site para o consumidor através de excelente desempenho.

Olhando para as necessidades futuras é também o trabalho do desenvolvedor, a estrutura deve permitir a expansão fácil e manipulação de código como o crescimento do negócio e as necessidades que exigem. O desenvolvedor leva layout do designer web e converte em um site funcional em que oferece uma experiência agradável e valiosa para o visitante.

O Efeito Combinado


O web designer e o desenvolvedor web trabalham juntos como uma equipe para criar conteúdo, novos recursos e resolver problemas. Juntos, eles constroem um site que atenda às necessidades do negócio, proporcionando conteúdo e funcionalidade para o visitante.

Quando os empresários compreender a diferença entre designers e desenvolvedores, eles vão escolher uma empresa que oferece ambas as áreas de especialização para construir seu site. Um site único com conteúdo valioso e atraente que funciona em todas as plataformas deve ser sempre o objetivo ao contratar um web designer e um desenvolvedor para sua empresa.

O Webmaster é o responsável pelo gerenciamento da aplicação web, tanto do ponto de vista técnico, quanto do ponto de vista visual, contudo, não necessariamente ele será o responsável pela operacionalização da parte visual ou da programação. Como já vimos acima, os responsáveis por isso são, respectivamente, o Web Designer e o Web Developer. O Webmaster será o elo entre ambos os cargos. Claro, em empresas pequenas, há apenas um cargo que normalmente responde como o desenvolvedor que acaba fazendo todas as etapas mencionadas acima.

Webmaster


Voltando para o cargo de Webmaster, este já é antigo, contudo, ele começou a ficar em evidência com a sofisticação dos mecanismos de pesquisa, vulgo Google.

Hoje em dia, não basta a aplicação ser impecável do ponto de vista visual, mas sim deve ser organizada. E, atualmente, organização significa estar de acordo com as regras de Search Engine Optimization – SEO (Otimização para mecanismos de busca). O Webmaster será o responsável por adequar tanto os aspectos visuais, quanto os aspectos técnicos, com as boas práticas de SEO, organizando a aplicação web para que ela seja encontrável, desde que este seja o objetivo da aplicação, é claro.

Para aqueles que pretendem seguir carreira como um webmaster, uma das principais ferramentas existentes no mercado pertence ao próprio google. A ferramenta que antigamente era chamada de “Google Webmaster Tools” e hoje é conhecida como “Google Search Console” é uma verdadeira mão na roda para webmasters. Abaixo, confira um vídeo sobre o Google Search Console.

Conclusão

Bom, esperamos que essa diferenciação tenha ficado clara para você. Como foi visto, todos os cargos possuem características que diferem tais profissionais, tanto do ponto de vista de suas habilidades técnicas, quanto do ponto de vista dos objetivos e funções de cada.

Apesar disso, eles também possuem semelhanças marcantes, todos esses cargos irão trabalhar com aplicações que estarão hospedadas na Web. Nada de aplicação local/ desktop.

(Que fique claro, não estou dizendo que não existam profissionais voltados especificamente para o desenvolvimento desktop, muito pelo contrário, existem! Contudo, sempre que você vir a palavra “Web” na frente, obviamente estamos falando de aplicações Web.)


Se você está pensando em desenvolver um site, entre em contato conosco, Seja lá qual for a sua idéia ou o tipo de projeto que você tem em pensamento nós conseguimos te ajudar, que tal conversar com algum especialista e tirar sua ideia do papel? (19) 99259-4073 (Atendemos também via Whatsapp).

#Criaçãodesites #PresençaNaWEB #PrimeiraPaginadoGoogle

"A criação de websites para as tecnologias de hoje, exige habilidades e conhecimentos, não pode simplesmente começar a partir de um criador de sites on-line."

É hora de criar ou melhorar o Site de sua empresa.

Saiba como chegar em nossa Agência de Criação de Sites em Campinas.

R. Valparaiba, 129 - Pq. da Figueira, Campinas - SP, CEP 13040-330

Telefone

(19) 9.9259-4073 - Whatsapp
E-mail: contato@ronaldobatista.com.br