Dicas do WebDesigner

 
"Hoje, no mundo offline, vendedores busca compradores, ao passo que no mundo online é ao contrário: consumidores buscam vendedores"
 
-

Fluxo de caixa online: o que é e como fazer?


Uma das principais formas de medir se a empresa está alcançando o crescimento desejado é analisando o seu fluxo de caixa. Se os recebimentos não são suficientes para cobrir as despesas das atividades operacionais é o momento de repensar as entradas e o destino dos recursos.

Muitas empresas têm um grande fluxo de operações diárias financeiras, com muitas movimentações como vendas, pagamentos, compras, etc. Controlar tudo isso pode ser um grande desafio, mas usando as ferramentas certas pode ser bem mais fácil do que se imagina.

O que é um fluxo de caixa online?

Fluxo de caixa é o controle das movimentações financeiras de uma empresa, considerando todas as entradas e saídas de valores.  Para controlar o fluxo de caixa de forma eficiente é fundamental anotar rigorosamente todos os gastos e receitas da empresa e atualizar os registros diariamente.

Infelizmente ainda é muito comum encontrar empresas que decretam falência por problemas no fluxo de caixa. Sem esse controle não é possível prever problemas financeiros que poderiam ser resolvidos facilmente e acabar colocando a empresa em uma situação de colapso e de risco.

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito antiga e conhecida pelo mundo empresarial, mas também sempre foi temida já que o método utilizado era complicado e pouco prático, muitas vezes favorecendo o erro.

Já o fluxo de caixa online oferece a facilidade e praticidade necessária para o dia a dia mais produtivo da empresa. Com recursos digitais, todos os registros seguem padrões e podem ser organizados pelo sistema, que ainda pode fazer projeções e criar insights importantes para o negócio.

Além disso, o fluxo de caixa online tem seus dados armazenados em nuvem, o que garante segurança e acesso fácil de qualquer lugar ou horário.

Qual é a importância do fluxo de caixa?

Não ter controle sobre o fluxo de caixa de uma empresa pode gerar inúmeros prejuízos, em diversos aspectos. Um atraso no pagamento de fornecedores, por exemplo, pode gerar um prejuízo de imagem e de crédito futuro, além do pagamento desnecessário de juros e multas.

E muitas vezes esses problemas poderiam ser evitados, apenas observando as projeções financeiras e identificando momentos em que o caixa está descoberto previamente, tendo tempo para criar ações de recuperação.

Ter um fluxo de caixa eficiente significa ter liquidez certa e necessária, e não necessariamente liquidez alta.

Tipos de fluxo de caixa

Existem alguns tipos de fluxo de caixa e cada empresa deve escolher o que melhor se adequa as suas necessidades e realidade operacional. Os dois modelos principais são:

Fluxo de caixa livre: Mede a capacidade que uma empresa tem de gerar valor em curto, médio e longo prazo. Esse tipo de fluxo de caixa indica o saldo após ocorrerem todos os descontos operacionais.
Fluxo de caixa projetado: É uma projeção dos resultados da empresa. É utilizado para medir e estimar o crescimento da empresa, o atingimento das metas e mensurando o impacto das movimentações financeiras na saúde do negócio.

Sistema online de Fluxo de caixa

Contar com um sistema de fluxo de caixa online pode ajudar bastante a gestão do negócio.

Com a integração disponível de todos os pagamentos e recebimentos da empresa com os sistemas de vendas e compras do negócio, é possível ter em um mesmo local toda a gestão empresarial, além de ter acesso a relatórios específicos para análise e tomada de decisões.

Com esses dados registrados e acompanhados de maneira precisa é possível administrar a empresa com a certeza de estar tomando decisões adequadas e que trarão o crescimento desejado.

O sistema de fluxo de caixa online também contribui com o aumento da produtividade já que evita o retrabalho e otimiza o tempo operacional de seus colaboradores.

Quando utilizar o fluxo de caixa no seu negócio?

O ideal é começar a utilizar o fluxo de caixa desde o início das operações, mantendo cada movimentação devidamente registrada. Dessa forma o gestor consegue identificar facilmente problemas e oportunidades a serem exploradas e melhorar os resultados da empresa.

Uma dica interessante é escolher um sistema que ofereça um aplicativo próprio, para que todas as despesas possam ser registradas imediatamente, mesmo quando o gestor estiver fora da empresa.

O fluxo de caixa é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa. Agora que você já sabe um pouco mais sobre o fluxo de caixa online, escolha o melhor ERP e coloque as contas da sua empresa em dia.


Se você está pensando em desenvolver um site, entre em contato conosco, Seja lá qual for a sua idéia ou o tipo de projeto que você tem em pensamento nós conseguimos te ajudar, que tal conversar com algum especialista e tirar sua ideia do papel? (19) 99259-4073 (Atendemos também via Whatsapp).

#Criaçãodesites #PresençaNaWEB #PrimeiraPaginadoGoogle

"A criação de websites para as tecnologias de hoje, exige habilidades e conhecimentos, não pode simplesmente começar a partir de um criador de sites on-line."

É hora de criar ou melhorar o Site da sua empresa.

Saiba como chegar em nossa Agência de Criação de Sites em Campinas.

R. Valparaiba, 129 - Pq. da Figueira, Campinas - SP, CEP 13040-330

Telefone

(19) 9.9259-4073 - Whatsapp
E-mail: contato@ronaldobatista.com.br