Dicas do WebDesigner

 
"Hoje, no mundo offline, vendedores busca compradores, ao passo que no mundo online é ao contrário: consumidores buscam vendedores"
 
-

Blogger ou WordPress? Saiba qual é melhor


Começar um blog é algo relativamente fácil. Não à toa, em 2013 já se falava em 152 milhões de endereços do tipo. No Brasil, esse número também é significativo. Mas todas essas pessoas, antes de entrarem na blogosfera, lidam com a questão de qual escolher: Blogger ou WordPress.
A dúvida surge porque ambas as opções são excelentes e têm características únicas, por isso mesmo são extremamente populares. Mas a escolha entre uma das plataformas deve priorizar seus objetivos e as suas necessidades.
Para se ter uma maior noção e poder escolher com tranquilidade, confira este comparativo entre as duas plataformas. Continue a leitura!

Facilidade de uso

Blogger

O Blogger é talvez a ferramenta mais simples e fácil de usar já inventada para quem quer ter um blog. Para se ter uma noção, o único requisito necessário para integrar a ferramenta é ter uma conta do Google.
Ou seja, se você tem um Gmail, você já está habilitado a criar um blog. Do contrário, é possível criar uma conta facilmente.
O painel do Blogger é em português, outra facilidade que o torna mais acessível, e o menu tem indicativos claros de suas funções. Nele é possível personalizar o layout, configurar um domínio próprio, organizar os posts, escrever diretamente no painel, entre outras coisas.
O editor de textos possui algumas limitações, tendo poucas opções para formatação, mas nada que prejudique a qualidade de seus posts.

WordPress

Mexer no WordPress, num primeiro momento, exige um pouco mais de dedicação, dependendo da versão da plataforma que você está usando.
O WordPress oferece a versão paga (.org) e a gratuita (.com). Para usar a primeira, é necessário ter uma hospedagem — esse serviço e o domínio (ou endereço) são pagos.
É possível também comprar um endereço para usar na versão gratuita. A diferença está na terminação. Não precisa ser nomedoblog.wordpress.com. Pode ser nomedoblog.com, por exemplo.
Ainda que você não compre um domínio, é possível usar o WordPress.com facilmente. Basta cadastrar seu e-mail para criar uma conta.
A versão paga e a gratuita têm painéis parecidos, mas a primeira oferece uma quantidade de serviços maior por conta da presença de plugins. O editor de texto é relativamente parecido: de alta qualidade.

Portabilidade (possibilidade de mudar o site para outra ferramenta)

Blogger

Assim como o WordPress, o Blogger permite um domínio próprio, com a hospedagem gratuita do serviço. Fora isso, a customização é limitada e oferece pouca versatilidade.
O Blogger facilita a vida de quem quer ter apenas um blog. No entanto, criar um site ou uma loja virtual pode ser um pouco mais difícil. Isso porque a plataforma não dispõe de todos os plugins e layouts prontos que o WordPress pago tem.
O Blogger sempre ficará hospedado nos servidores do Google. Eles são gratuitos, mas permitem que você tenha total controle sobre a hospedagem. Ou seja, se for preciso, por exemplo, migrar, será necessário mover todo o conteúdo para outra plataforma.

WordPress

O WordPress permite, além da hospedagem nos servidores próprios da empresa, a contratação de uma empresa sem ligação direta com a plataforma.
Além disso, migrar da versão WordPress.com para .org é relativamente fácil. A plataforma ainda é adaptável para, além de blogs, criar sites e lojas virtuais.

Segurança

Blogger

Uma vantagem evidente do Blogger em relação a muitos serviços é a segurança. Afinal, por ser um serviço do Google, a plataforma armazena todo o conteúdo do blog nos servidores da empresa — que estão entre os mais seguros do mundo.
Além disso, o Blogger já utiliza o HTTPS, de forma opcional. Ou seja, existe maior segurança nas conexões por causa da criptografia.

WordPress

No WordPress.com a empresa que fornece o serviço de segurança é a Automattic. Na plataforma, todos os sites e blogs hospedados já utilizam o HTTPS gratuitamente. Há ainda os plugins de segurança, como Akismet e Jetpack.
Já no WordPress.org, como a hospedagem é da responsabilidade do usuário, o sistema de segurança também é. Ele dependerá do servidor que você escolher. Por isso, é importante estar atento a uma empresa que ofereça um serviço de qualidade ou até mesmo um plano especializado em hospedagem WordPress.
Além disso, é preciso manter o WordPress atualizado, instalar e atualizar plugins de segurança e configurar o SSL, entre outras coisas.

Suporte ao usuário

Blogger

Outra vantagem do Blogger é que existe um farto material na internet sobre dúvidas de usuários sanadas. Isso pode compensar o fato de que o suporte propriamente dito é limitado à Central de Ajuda e ao Blog da plataforma.

WordPress

O WordPress.org também tem um farto material. Existe uma comunidade grande que ajuda a desenvolver a ferramenta e a discutir soluções.
Também não existe um contato para suporte. Sites especializados e fóruns têm de dar conta de sanar qualquer dúvida. Uma alternativa é contratar um especialista.
Já o WordPress.com possui suporte via chat e e-mail para planos pagos.

Disponibilidade e limitação das ferramentas gratuitas

Blogger

O Blogger oferece tudo de maneira gratuita, exceto se você escolher um domínio próprio, pago anualmente. Existem algumas limitações como as citadas acima, mas isso pode compensar para quem quer ter apenas um blog ou ainda um primeiro contato com esse tipo de site.

WordPress

O WordPress.com também tem a opção gratuita. Assim como o Blogger, é preciso pagar para ter um domínio personalizado. Existem planos de quatro dólares por mês, cobrados anualmente.
Já a versão instalada da plataforma (a WordPress.org) é gratuita e está disponível no site WordPress.org. O custo de quem optar por essa versão será com domínio e com a hospedagem.
O primeiro pode custar a partir de R$ 40 por ano. Já o segundo, a partir de R$ 10 mensais, dependendo do plano.

Blogger ou WordPress?

Como podemos ver, existe uma série de questões na escolha de uma plataforma para seu blog. Em suma, o Blogger e, até mesmo, o WordPress.com, são ideais para quem quer criar um site ou blog de maneira simples e rápida.
Já o WordPress.org é mais indicado para quem deseja criar sites mais robustos e profissionais, por oferecer uma infinidade de ferramentas mais avançadas.
Se seu objetivo for criar um site, na hora de optar entre Blogger ou WordPress, é importante saber que você deverá pensar num serviço de hospedagem adequado e que forneça todas as ferramentas que você precisa. 

"A criação de websites para as tecnologias de hoje, exige habilidades e conhecimentos, não pode simplesmente começar a partir de um criador de sites on-line."

É hora de criar ou melhorar o Site de sua empresa.

Saiba como chegar em nossa Agência de Criação de Sites em Campinas.

R. Valparaiba, 129 - Pq. da Figueira, Campinas - SP, CEP 13040-330

Telefone

(19) 9.9259-4073 - Whatsapp
E-mail: contato@ronaldobatista.com.br